Simoni F. Handmade: Bordado Filé vem saber mais um pouco sobre o assunto

TOPO

Image Map

Bordado Filé vem saber mais um pouco sobre o assunto

Ola Pessoal no post de hoje trago sobre o bordado filé. E a Circulo S/A esta com o Instituto Filé Alagoas Conhecendo a fabrica e falando um pouco mais sobre esse sucesso 



Filé

O filé é uma renda milenar e tradição passada de mãe para filha.A principal ferramenta do bordado é uma rede de pesca estendida no tear onde as mãos ágeis das mulheres, usando agulha e linhas coloridas, tecem a trama do filé em vestidos, saias, toalhas, jogos americanos, cortinas, entre outros.

Origens

Os persas e os egípcios criaram e difundiram esta técnica pelo mundo afora.Os portugueses teciam (e ainda tecem) o filé com fios de linha e seda e durante a colonização do Brasil aqui o introduziram.Primeiramente o filé teve inicio no Estado de Alagoas, onde foi aprendido pelas mulheres dos pescadores que, por questão cultural, não podiam trabalhar fora e encontraram no filé uma fonte de renda. Seus teares eram confeccionados com madeira retirada dos manguezais.Em Maceió este artesanato de bordado é mais encontrado no bairro do Pontal da Barra e Feirinha de Pajuçara. O Pontal da Barra está localizado às margens da Lagoa Mundaú, bairro de pescadores movido por variedades de artesanato, principalmente o filé.A Feirinha de Pajuçara tem uma grande estrutura montada à beira mar com variedades de artesanato local e regional, entre eles o filé. Também no município de Marechal Deodoro (Praia do Francês, Centro Histórico, Massagueira, Santa Rita e Barra Nova) as filanzeiras — ou rendeiras — são encontradas nas calçadas das suas casas ou à beira mar mantendo a tradição da confecção do filé.A criatividade nas formas e cores, detalhes geométricos ou florais entrelaçados fazem peças de extremo bom gosto e beleza que se tornaram ícones do artesanato nordestino brasileiro.
Fontes: roteirosdealagoas.com/neideartesa.com/salinas.com/circulo s/a entre outros da internet.

As ‘filanzeiras’

Osni Junior Gerente da mkt da Circulo S/A e Artesã do instituto de Bordado File de Alagoas



Os bordados

O filé no vestuário





Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Michele Design